outubro 11, 2011

Paris - parte 1

É difícil começar a descrever essa cidade. Ela tem ótimas e péssimas qualidades. Ela é extremamente turística, empatando com Londres. Porém é mais fácil encontrar franceses nas ruas de Paris do que ingleses nas ruas de Londres. É como se os franceses não fugissem dos turistas, como os ingleses fogem. Porém, a maioria daqueles são extremamente grossos. Não sei se foi sorte, mas só me deparei com dois arrogantes, que não tinham paciência para dar informações. Em compensação conversei com um frances muito educado. Muito mesmo, ele me parou nos Inválidos para elogiar minha meia-calça e meu sapato, hehehe.

Eu viajei de Eurostar de Londres-Paris. Não chegou a 3h a viagem. Super tranquila. No primeiro dia fui dar uma volta por Paris e já fiquei encantada. A Torre Eiffel não é a melhor atração daquela cidade, não mesmo. Óbvio que aquele monte de ferro de 324m é incrível, mas há outras atrações muito melhores. Ela foi construida temporariamente para a Exposição Universal da Feira Mundial de 1889, comemorando o centenário da revolução Francesa. Na época a torre causou muita polêmica, quando lançaram a ideia de não desmontá-la, chamando-a de torre monstruosa e inútil. Não sei se hoje falariam o mesmo, pois a Torre Eiffel é um dos cartões postais mais famosos do mundo.
Fui na Avenida Champs-élysées, que é o segundo m² mais caro do mundo. É onde está o Arc de Triomphe, no qual está em linha reta com o Obelisco de Luxor da Place de La Concorde.

No segunto dia visitei o Hotél dos Inválidos. Sem noção de tão demais que aquilo é. Ele foi construido no século 17 por Luís XIV para abrigar os inválidos da guerra. É um local enorme que agora virou museu, óbvio, e é lá que está o túmulo de Napoleão, mais especificadamente, no Église du Dôme. Eu fiquei impressionada com a quantidade de objetos que existem lá. A França possui uma enorme quantidade de objetos históricos do seu próprio país e dos outros. Alguns, pelo que entendi foram trazidos por comerciantes para trocas. Havia também materiais do período Paleolítico. Todos aquelas figurinhas que vi nos livros de história estavam lá.
Depois fui caminhando pelo Rio Senna em direção à Catedral de Notre-Dame. A margem do rio é linda. Há várias contruções e prédios históricos. Nem me importei de ter caminhado tanto, pois a vista era linda. Ela fica numa ilhazinha chamada Île de la Cité. Foi nessa ilha que a cidade de Paris surgiu. É uma catedral linda, mas pelas fotos eu pensei que era maior, mas mesmo assim é enorme, comparando com as outras. Lá está a estátua de Joana Dark e de Carlos Magno. A catedral de estilo gótico começou a ser constuida em 1163 e terminada em 1345. É nela que Napoleão foi coroado em 1804 e há aquelas gárgulas famosa no filme 'O corcunda de Notre-Dame'.

Para ver as fotos: http://www.flickr.com/photos/laricassol/sets/72157627723001949/

Um comentário:

Helo Braga disse...

Amiga concordo com tudo que falou ai.. A cidade é linda..mas tem seu lado sujo que eu nao gostei.. Quanto aos franceses hahahaha bonitinhos mais precisam de banho mesmo!!!kkkkkkkk
Bjssss