outubro 30, 2011

Amsterdam

Ah, Amsterdã! É aquele tipo de cidade que você deve colocar na lista de 'coisas que se deve fazer antes de morrer'.

A Holanda possui a maioria do seu território abaixo do nível do mar. Por isso o nome Netherlands (em inglês), que significa 'terra inferior/baixa'. Esse país possui características que diferenciam muito do resto da Europa. Como sua tolerância às drogas (com restrições) e prostituição e sua cultivação pelos direitos humanos e liberdade de expressão. Eu vi um manifesto 'Free Hugs', demais.

Amsterdã é o centro da Holanda e possui cerca de 165 canais e 1.282 pontes. É o que dá o charme à cidade. Possui diversos museus importantes, como o da Anne Frank (que queria muito ter ido) e do Van Gogh. Dizem que existe 1 bicicleta para cada 2 habitantes, agora imaginem... é muita bicicleta mesmo.  Os estacionamentos de bicicletas chegam a ter 3 andares.
Eu fiquei só dois dias na cidade, mas consegui aproveitar e perceber a energia que essa cidade passa. Se eu fosse para lá novamente, ficaria 5 dias. Assim conseguiria ir em todos os museus e bairros. Com certeza a cidade possui muitas alternativas e para todos os tipos de gostos.

Para começar, o estilo de viagem foi diferente. Não foi avião, nem trem. Fomos de bus (transporte mais barato na Europa). Atravessamos o Canal da Mancha de balsa. Esta era muito boa, parecia que estávamos num cruzeiro. E a viagem é bem tranquila. Ao todo foam 6h.
Quando chegamos em Amsterdã já era noite. E a cidade estava linda. Ela é cheia de luzes e energia. O trânsito de lá não tem só carros, ônibus ou motos - e sim - bondinho e bicicletas também. Agora imagina, é uma loucura. É uma confusão para atravessar a rua. Sorte que há semáforos para cada tipo de transporte.
A Red Light District é daquele jeito. Prostitutas em vitrines chamando as pessoas, o cheiro de maconha, gente de tudo quanto é estilo e turistas. O que quebra um pouco essa visão da rua são os cisneis no canal, é lindo! O engraçado é perceber a cara de pavor dos turistas de mais idade. Nessa rua você vê de tudo e mais um pouco, sério. Prostitutas, drogas, show de sexo, museu de tudo quanto é coisa, gente louca ou não... e por assim vai. Lá possui os famosos Coffee Shops, não, não é lugar para tomar café. É onde você consegue a tradicional marijuana. Ah, e as drogas não são tão liberais assim como eu pensava. Há restrições, óbvio.

De dia a visão é outra. A Red Light District não tem cheiro de maconha e nem aquela iluminação vermelha. A cidade deixa de ser iluminada pelas luzes coloridas e passa a ser aconchegante. Eu peguei um lindo dia de sol e os canais estavam demais. Sério, é tudo lindo demais. Aquelas casas flutuantes passa uma vontade imensa de ter uma igual. E claro, não perdi a oportunidade de andar de bike lá. A primeira impressão é que tu vai ser atropelada, mas não, é super fácil. Não tive tempo de ir em nenhum museu, pois o tempo era curto.

Indico Amsterdã para todos. É uma cidade imperdível e dizem que é uma das mais encantadoras do continente Europeu. E me encantou de verdade e acredito que encantaria todos.

Veja tudo o que eu disse aqui: http://www.flickr.com/photos/laricassol/sets/72157627933329812/

Um comentário:

Danielle Gallo disse...

aaaaaah larica deve ser demais mesmo! amei o textiiin e as fotos então aaaaaaah da pra imaginar como deve ser estar lá meiixxxmo hehe posta mais de mais cidades! BEIJO, BEIJO! SAUDADOOOOONA